Você se esforça e os resultados não são satisfatórios?

Como anda a cultura organizacional no seu local de trabalho?
A  cultura organizacional implica diretamente no clima da organização.  Em um lugar onde a cultura é sadia o clima provavelmente será satisfatório.
Mas nos lugares onde uma cultura de hipocrisia e uma anomia moral tomam conta, não pode haver um clima organizacional produtivo, pois qualquer esforço para se atingir metas é sabotado por interesses pessoais, vaidades, comodismo e falta de ideal, de foco, de objetivo comum.
Nesses lugares há um desperdício enorme de energia. Mesmo um líder com foco, cansa. A insatisfação é sempre muito grande e até quem leva vantagem reclama.
Em locais assim, costuma-se buscar soluções  e teorias e treinamentos, mas não se investe na base:  VALORES, IDEAL, SENTIMENTO DE EQUIPE, OBJETIVO COMUM.
Para esses lugares, só uma longa campanha pela ética, treinamentos em nível intra e interpessoal a fim de realmente mudar a ATITUDE de seus colaboradores. Às vezes, remanejamentos e dispensas podem até ser necessários.
Não se constrói nada em bases fracas, aeradas.
Só um grupo forte, consciente de seu compromisso e MISSÃO pode colocar em prática qualquer técnica de gestão ou teoria .
Gestores, fiquem atentos,  vocês podem estar desperdiçando energia numa grande área movediça!


Feedback de baixo para cima, pode?

Estamos acostumados a falar em feedback, como dar e receber feedbacks para seus liderados, entre colegas da equipe etc. No entanto, quantas vezes você já sentiu a necessidade de dar um feedback ao seu "chefe"?
Quantas vezes você fez isso?  E se não o fez, por quê?
Assim como alguns líderes não sabem, não querem ou não veem motivo para conversar claramente com seus liderados, alguns  colaboradores também não conseguem encontrar um espaço para dar aquele "toque" sobre alguma atitude do gestor que está prejudicando a equipe.
Alguns têm medo, outros acham que é jogar conversa fora e ainda tem os que querem mais é ver o "circo pegar fogo" e esquecem que o fogo no quintal do vizinho pode se alastrar.
Em situações onde a atitude do gestor está comprometendo a equipe, causando conflitos ou piorando conflitos existentes, a melhor maneira de agir é  conversando,ou seja, a velha COMUNICAÇÃO. Feedback sim, porque não? 
Sempre focando o problema e nunca a pessoa, com muito jeitinho para não ferir a vaidade humana (que sempre existe, mesmo nas melhores pessoas) é possível apontar para falhas que podem ser minimizadas, corrigidas e evitadas.
Quem ganha com isso?  Todos!
Ganha o gestor, que tem a possibilidade de rever atitudes e melhorar, levar a equipe à eficiência operacional e um excelente clima organizacional, destacando-se;  ganha o liderado porque usou de coerência e coragem  colaborando para a resolução de um conflito na equipe, além de ganhar pontos pela sua atitude sincera e, finalmente, ganha a equipe onde o trabalho será mais prazeroso e fluirá satisfatoriamente.
Bem, mas pode ser que você realmente tenha um chefe que não aceita que lhe venham apontar as suas falhas.  Aí, neste caso, use de sutileza, seja inteligente  e não fale diretamente.
Se ele ou ela for pior que isso, arrogante e despreparado tecnicamente e nas relações, então procure algo melhor, porque se você é do tipo que quer  estar numa boa equipe e fazer um excelente trabalho, com certeza este não é o seu lugar!
Abraços e sucesso!
Ana Paula Costa Pereira