+ textos


(Por ROBERTO SHINYASHIKI)
Recebido por e-mail.

Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar

feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes.

Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus

filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo

para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.

Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia

e sentimentos nesse objetivo.

O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos

fazem, mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que

ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos

resultados.

Não se compare à maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso.

Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário

em que os outros estão tomando chope com batatas fritas.

Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão.

Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.

A realização de um sonho depende de dedicação, há muita gente que

espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão e a

ilusão não tira ninguém de onde está, em verdade a ilusão é

combustível dos perdedores, pois...

Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO...

Quem não quer fazer nada, encontra uma Desculpa!

___________________ /_______________________

Questões do Brincar na Vida e no Desenvolvimento do Ser Humano Adulto"

Mais importante que os adultos sejam pessoas que saibam jogar, é fundamental que se recupere o lúdico no universo adulto. ‘Saber jogar’ é mais do que mostrar algumas brincadeiras e jogos às crianças, é sentir prazer no jogo... Se é difícil ainda encontrar hoje adultos privilegiados nesta convivência com o lúdico (...). (ANDRADE, 1994, apud, CERIZARA, apud, KISHIMOTO 2002, p.135)

Existem vários momentos onde o brincar ocorre e que nos acompanham por toda a vida. Pode acontecer de uma forma espontânea como uma frase ou um gesto num momento rápido de descontração do dia-a-dia. Também acontece a brincadeira no momento escolhido, como os jogos e outras formas de brincar que podem ter o objetivo de divertimento, interação, relaxamento ou mesmo a brincadeira realizada por educadores, médicos, terapeutas ou qualquer pessoa numa situação de interação profissional, em trabalho voluntário ou não.

Algumas pessoas têm muita dificuldade para brincar, principalmente quando são convidadas a participar de brincadeiras e jogos que julgam ser infantis. Vários podem ser os motivos, que aqui não serão estudados, mas como exemplo, citamos as pessoas que não tiveram oportunidade de viver a brincadeira na infância e por isso não sabem como agir diante de situações de brincadeiras infantis, ficando deslocadas e receosas. Isso pode tornar-se um problema tanto no nível psicológico quanto no social e profissional. Outro exemplo: um educador, seja de séries iniciais ou não, tem que se permitir ser brincante, estar em algum momento disponível para a brincadeira, uma vez que necessita no seu dia a dia desse espírito para acompanhar as crianças e jovens com quem terá que interagir. Nesse caso, há a necessidade de saber brincar e estar pré-disposto a essa ação. Além disso, manter a disposição para a brincadeira ajudará também aos pais a cumprirem, de forma completa e multidimensional, a educação de seus filhos.

Sabemos da necessidade, na infância e na adolescência, da brincadeira para o desenvolvimento completo do ser humano e, do jogo como meio de aprendizagem de valores éticos essenciais à vida em grupo, no entanto, algumas pesquisas apontam para a necessidade de continuar a atividade lúdica na vida adulta em prol da manutenção da capacidade intelectual e por facilitar a interação social, importante em todas as fases da vida. Segundo Kishimoto (2002, p.147), “ Embora não se possa generalizar pesquisas de animais para o campo humano, tem-se observado que macacos criados em laboratórios, com 20 minutos de jogos diários com parceiros, não perdem a capacidade intelectual e social, o que não ocorre com os que permanecem isolados.”

Além de facilitar ou melhorar os relacionamentos sociais o brincar também parece ser importante para o corpo, oferecendo prazeres, ativando sensações e estimulando a criatividade. “No brincar, o corpo obtém satisfação ao participar da dramatização, e no fantasiar ele a obtém de forma secundária, pelo fato de fantasiar ocorrerem excitações somáticas localizadas, assim como com o funcionamento corporal.” (WINNICOTT, 1990, p.72)

Fragmento do Trabalho de Conclusão de  Curso de Psicopedagogia pelo  Cento Universitário da Cidade "Questões do Brincar na Vida e no Desenvolvimento do Ser Humano Adulto"

Dispoível em www.dominiopublico.gov.br texto, ANA PAULA COSTA PEREIRA: 
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=127443

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:
e-mail: