APRENDIZADO

Aqui você encontrará textos e videos para reflexão e melhoria dos seus relacionamentos intra e interpessoais e dicas de cursos gratuitos.

Fundação Bradesco
http://www.ev.org.br/Cursos/Paginas/Online.aspx

SESC
http://www.sescrio.org.br/data/Pages/LUMISEA9E2A75PTBRIE.htm

SENAI
http://www.firjan.org.br/site/anexos/educamais/banco_interesses.htm

SENAC
http://www.rj.senac.br/hotsitepsg/veja_como_participar.shtml

Vídeo:
 http://www.youtube.com/watch?v=vlLh8K6FF8A

Leia, Pense e Reflita:


Percepção

(autor desconhecido)
Um rei mandou seu filho estudar no templo de um grande mestre com o objetivo de prepará-lo para ser uma grande pessoa. Quando o príncipe chegou ao templo, o mestre o mandou sozinho para uma floresta.
Ele deveria voltar um ano depois, com a tarefa de descrever todos os sons que percebeu na floresta.
Quando o príncipe retornou ao templo, após um ano, o mestre pediu-lhe para descrever todos os sons que conseguira ouvir.
Então disse o príncipe:
"Mestre, pude ouvir o canto dos pássaros, o barulho das folhas, o alvoroço dos beija-flores, a brisa batendo na grama, o zumbido das abelhas, o barulho do vento cortando os céus, os galhos se quebrando,..."
Ao terminar o seu relato, o mestre pediu que o príncipe retornasse a floresta, para ouvir tudo o mais que fosse possível. Apesar de intrigado, o príncipe obedeceu a ordem do mestre, pensando: "Nao entendo, eu já distingui todos os sons da floresta..."
Por dias e noites ficou sozinho ouvindo, ouvindo, ouvindo... mas não conseguiu distingir nada de novo além daquilo que havia dito ao mestre anteriormente. Porém, certa manhã, após uma oração pediu a ajuda de Deus. Mais tarde começou a distinguir sons vagos, diferentes de tudo o que ouvira antes. E quanto mais prestava atenção, mais claros os sons se tornavam. Uma sensação de encantamento tomou conta do rapaz.pensou:  " Esses devem ser os sons que o mestre queria que eu ouvisse..." E sem pressa, ficou ali ouvindo e ouvindo, pacientemente. Queria ter certeza de que estava no caminho certo. Quando retornou ao templo, o mestre lhe perguntou o que mais conseguira ouvir meu rapaz?
Paciente e respeitosamente o príncipe disse:
"Mestre, quando prestei atenção pude ouvir o inaudível. O som das flores se abrindo, o som do sol nascendo e aquecendo a terra e da grama bebendo o orvalho da noite..."
O mestre sorrindo, acenou com a cabeça em sinal de aprovacao, e disse:  "Ouvir o inaudível é ter a calma necessária para se tornar uma grande pessoa. Apenas quando se aprende a ouvir o coração das pessoas, seus sentimentos mudos, seus medos não confessados e suas queixas silenciosas,  uma pessoa pode inspirar confiança ao seu redor; entender o que está errado e atender as reais necessidades de cada um.
A morte de uma relação começa quando as pessoas ouvem apenas as palavras pronunciadas pela boca, sem se atentarem no que vai no interior das pessoas para ouvir os seus sentimentos, desejos e opiniões reais. É  preciso, portanto, ouvir o lado inaudível das coisas, o lado não mensurado, mas que tem o seu valor, pois é o lado mais importante do ser humano.
Precisamos aprender a ouvir, aquilo que realmente importa.