MediAÇÃO

Na página Segredo do Sucesso, escrevi um pouco sobre comunicação.
Bem, um desmembramento desse tema é  o que hoje escuta-se muito falar:  Mediação de Conflitos e Negociação.
Para começar, vamos simplificar:  tudo se resume à COMUNICAÇÃO EFICIENTE.
Então quer dizer que o segredo está na comunicação, só isso? Não.  Mas esse é o foco.
Bem, então o que é ?  Vamos por partes:
Para que se pense em mediar um conflito ou uma negociação, são precisos alguns cuidados.
O  que considero como primeiríssimo é o autoconhecimento.  Aliás, este é um termo bem utilizado e solicitado hoje no mundo do trabalho.
É preciso que você conheça seus limites e potencialidades para que melhore constantemente.  É necessário que busque saber onde precisa melhorar e em qual direção você quer ir.
Mas o que isso tem a ver com mediação de conflitos ou com negociação? Somente se conhecendo, sabendo o quanto você precisa ou precisou aprender para se comunicar é que você pode entender a dificuldade dos outros.
OUVIR e colocar-se da maneira adequada não é simples, demanda exercício diário em paciência e escutar com atenção o que o outro diz.  Qual a mensagem que o interlocutor deseja passar, qual o significado e suas necessidades, que emoções passam por aquela mensagem? E a mensagem corporal, está coerente com a sua fala?
OUVIR com a atenção necessária é então o segundo requisito para quem precisa mediar uma situação ou mesmo negociar algo.  Aliás, negociar faz parte da nossa vida diária seja em casa ou no trabalho, concorda?
AUTOESTIMA! Isso mesmo!  Para ser um bom mediador ou negociador, você tem que crer na sua capacidade e nos seus conhecimentos ou corre o risco de ser engolido pelos argumentos do outro ou pela situação às vezes bastante pesada do conflito.
IMPARCIALIDADE.  No caso da mediação de um conflito, você precisa ser isento e apenas moderar a comunicação entre as partes para que sendo eficiente e tranquila, leve àquele grupo a oportunidade de chegar a um acordo.  Estando um ou outro, certo ou errado, não te caberá decidir.  Apenas faça, e aí vai uma condição necessária, COM O CONSENTIMENTO DAS PARTES, com que as pessoas consigam  comunicar-se com clareza e dentro de padrões éticos.
E  CRIATIVIDADE?  Surge como uma ferramenta valiosa.  É com ela que você poderá contar na hora de colocar as coisas no rumo certo, na hora de usar a palavra correta, sempre de forma imparcial.
Considero ainda o BOM-HUMOR como essencial.  Isso não quer dizer que você vá fazer piadas o tempo todo e dar uma de  comediante.  Mas buscar leveza, o quanto se possa, vai ajudar muito.
Lembre-se, a postura ÉTICA  de todas as  partes tem que permear toda relação seja diante de um conflito ou de uma negociação.  Sem ela, nenhum outro esforço dará resultado.
Por último, é bom lembrar que em uma negociação de sucesso, ninguém sai perdendo. O GANHA-GANHA deve ser percebido de alguma forma. Ainda que não se leve o que se desejava, mas ao ceder de um lado, queremos  ter algo em troca, certo? Então atenção a esse SENTIMENTO.  Ele deve estar presente para que se chegue a um consenso.
Faça seu comentário sobre esse post e vamos trocar mais informações sobre esse tema que está movimentando pessoas em todo o mundo.
Espero você!