Empregabilidade

Minarelli (1995), Considera que seis pilares indicam se existe empregabilidade, são eles:

 a adequação vocacional,

 a competência profissional,

 a idoneidade,

 a saúde física e mental,

 a reserva financeira e

 as fontes alternativas e relacionamentos saudáveis.


Você acha que possui empregabilidade? Fique atento a essas informações.
abçs
Ana Paula

Evolução em gestão - parte 1

Ao mesmo tempo, em meio a uma crise de valores que vem crescendo desde as duas grandes guerras mundiais, a humanidade começa a rever os caminhos traçados e uma consciência ecológica, na sua mais ampla definição, toma conta de nossa “aldeia global” (EDGAR MORIN).
É neste momento em que se apresentam os novos perfis dos trabalhadores desde os postos de chão de fábrica até os postos mais altos de uma organização. Não basta mais manusear uma peça ou uma informação de forma alienada e desconexa, fora de contexto ou de uma visão ampla e social do negócio/atividade da empresa e suas relações com o ambiente externo.
Como resultado da exigência da própria sociedade moderna que vem redefinindo as suas necessidades, surgem novas características e novos postos de trabalho propondo novas demandas também para antigas atividades. Assim, os atuais trabalhadores ao se qualificarem para essas  exigências e com uma visão mais ampla e contextualizada, passam na medida em que aumentam suas qualificações, a serem mais criteriosos também quanto ao retorno financeiro e satisfação na atividade em que se dispõe a produzir para a empresa e, gradualmente percebe-se a busca pela qualidade de vida.
Depois, e como consequência das eras Industrial, Tecnológica e da Informação chegamos à era do Conhecimento concomitantemente e como fruto da Globalização e do dinamismo com que a informação é criada, amplamente disponibilizada e modificada, tomando um significado e importância maiores que a simples tabulação de dados.
Sendo assim, as ferramentas de gestão de pessoas, gestão do conhecimento e gestão da informação são amplamente discutidas e aplicadas  para que se consiga atingir os objetivos das organizações num mercado globalizado e altamente competitivo.
Isso demonstra que a gestão hoje não se resume a delegar tarefas e avaliá-las.  A gestão moderna, seja em qual for o setor da economia, mesmo para pequenos negócios, pressupõe muita pesquisa, estudo;  buscar novidades e de forma flexível adaptá-las às necesidades de cada instituição.
Se você é gestor de uma instituição, departamento, ou mesmo, tem seu próprio negócio, lembre-se que talvez estejamos vivendo o momento mais dinâmico da história e o conhecimento adquirido não pode ser dado por suficiente. Busque e farte-se de tudo que ainda se tem por aprender e criar!
Abraços,
Ana Paula Costa Pereira