MARKETING

Desenvolvimento Interpessoal

Na página Segredo do Sucesso,  falei brevemente sobre a importância da comunicação. 
Os seres humanos comunicam-se o tempo todo.  É assim que interagem, relacionam-se, ainda que em algum momento não sejam utilizadas as palavras.
Não há relacionamento interpessoal sem comunicação e nem o contrário. Quem não se comunica, não se relaciona.
Para fazer seu marketing pessoal, tão importante quanto sua apresentação estética e seus conhecimentos técnicos é como você se relaciona com as pessoas.
E o que seria então o desenvolvimento interpessoal?

É buscar melhorar enquanto pessoa:
É  compreender seus próprios limites e a partir daí, perceber que o outro também os tem.
É conhecer-se enquanto sujeito nas relações, com responsabilidades pela mensagem que é emitida sendo ela entendida ou não.
É esforçar-se para que sua mensagem seja clara e que ainda que contrarie a ideia de outra pessoa, seja colocada  sem agressões aos sentimentos alheios.`
É ter personalidade e nem por isso fazer pouco das diferenças dos outros, vendo nelas a oportunidade de conhecer o novo.
É prestar atenção nos seus atos e no tom da sua voz.
É receber os feedbacks, verbais ou não e refletir sobre o que pode ser melhorado.
É evitar conflitos não construtivos e utilizar-se dos conflitos como fonte de  crescimento.

Parece muito difícil? O segredo de desenvolver-se em suas relações interpessoais é o desejo, a auto-motivação, a vontade de fazer com que os outros desejem ter você por perto, contar com você para ajudar a resolver as situações diárias.
Buscar esse desenvolvimento, na verdade, fará com que você cresça em várias dimensões:  enquanto busca melhorar seus relacionamentos, você passa a se conhecer melhor e isso melhora o relacionamento consigo mesmo uma vez que você passará a evitar ou a enfrentar situações que te faziam mal e nem se dava conta.
Atenção:
Na busca por esse desenvolvimento, não esqueça das relações familiares.  Temos a tendência de magoar as pessoas que mais gostamos pois esperamos que nos compreendam porque nos conhecem.  Mas se nós mesmos nem sempre nos  conhecemos ...  Não podemos cobrar do outro a compreensão que nós mesmos nem sempre temos.
Então preste atenção tanto nas relações de trabalho, nas situações do dia a dia e nas relações com a família.  Com certeza você perceberá que em alguns momentos pode frustrar as pessoas que ama apenas com uma palavra mal colocada, ou pior, a ausência da comunicação.  Às vezes a correria faz com que deixemos de nos comunicar passando uma MENSAGEM de indiferença em relação ao outro.
Aproveite esse momento e lembre-se de que um abraço, o contato físico, ainda que cordial, mas sincero, pode abrir espaço para melhores relações além de fazer um bem enorme para a saúde.
Pense nisso e se desejar poste seu comentário.

ETIQUETA NO TRABALHO
Certamente você já ouviu falar em "etiqueta", "bons modos", "boa educação"...
Mas você sabia que no trabalho essas atitudes também são notadas, não importa o nível hierárquico em que você se encontra?
E tem mais: quanto mais alto esse nível, maior a cobrança, ainda que não seja claramente colocada ou oralmente exigida.

Cuidados com o vestuário, é tão importante quanto com o vocabulário.
Trarei aqui algumas dicas pra você, homem ou mulher fazer bonito! Fique atento!

AO TELEFONE

Você sabe atender o telefone no trabalho?
Se sim, será que você se identifica ao receber uma chamada?
Caso não, saiba que o correto é que você faça uma saudação  e logo se identifique.  Não há nada pior do que ao telefonar para um setor e perguntar com quem se fala, o interlocutor  lhe devolva a pergunta  dizendo:  - QUER FALAR COM QUEM?

Muitas vezes a situação pode ser encaminhada pela pessoa que atendeu, porém fica difícil continuar a conversa dirigindo-se ao fulano sem saber seu nome.  Exemplo: 

-Alô, boa tarde, é do DP? Sou  a Maria .Com quem eu falo por favor?
- É sim, vc quer falar com quem?  :O
- Bem, é que..  Não sei se vc pode ajudar.. é sobre meu contra-cheque..
-Ah, posso não, pera ai que vou chamar o fulano
Ficaria muito melhor essa comunicação se esses detalhes fossem observados como a seguir:
- Alô, boa tarde,  é do DP?  Sou a Maria.   Com quem eu falo por favor?
- Olá Maria, é sim, sou o Ruy, assit. adm., como posso ajudá-la?
- Olá Ruy, é sobre meu contra-cheque.
- Posso verificar aqui Maria,  o que aconteceu?

Não complique!  A sofisticação está na simplicidade, até mesmo na comunicação.  Seja claro, gentil e objetivo!

Abraços

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