Conflitos no trabalho

Não é difícil perceber que a maioria de nós passa a maior parte do tempo no trabalho, com pessoas que ñão são nosso sangue, não temos pelo menos por algum tempo, a menor afinidade.
O ambiente de trabalho é mais um cenário social do qual participamos, assim como a famíla, a igreja, o clube, a escola... e assim como os demais é um lugar de onde podemos nos agradar ou não.
O  trabalho e a família, muitas vezes são os locais, devido à interação intensa e necessária, onde mais acontecem os conflitos.  Não se troca de trabalho toda vez que algo que nos aborrece acontece, não temos, pelo menos a maioria dos mortais, essa opção. Nem com a família:  não podemos trocar de filhos, de pais, primos... e quando acontece o conflito conjugal, ainda assim, trocar de par não é nada aprazível nem fácil.
Mas se precisamos do trabalho e precisamos efetivamente estar num ambiente saudável emocionalmente, como gerenciar os conflitos?
Não podemos ter a pretensão de que não haverá conflitos no trabalho assim como mudar de equipe também nem sempre é a solução, porque os problemas se repetem e quando não, existem outros problemas.
Na maioria das vezes, o conflito acontece entre as pessoas que neccessitam interagir, trabalhar em equipe ou apoiando, dando suporte, assessorando etc.
O que é preciso levantar é como esses conflitos acontecem, o que gerou a situtação de estresse e a partir daí trabalhar no sentido de minimizar os fatores que estão atrapalhando as relações.

Quase sempre o problema é de comunicação!
A maneira como nos comunicamos indevidamente é a vilã de todo, ou quase, o mal-estar que temos no trabalho.  Existem outras questões como o estilo de liderança, a definição de papéis, a posição de liderança dentro da equipe, o desequilbrio nas tarefas e por aí vai.
Seja qual for o problema, a atenção à forma como falamos com nossos pares, se somos gentis, se estamos nos comunicando de fato e se, principalmente, ouvimos suas posições determinará o nível de estresse ou satisfação em qualquer que seja a situação.
Por isso, comunique-se de forma clara, gentil, troque feedbacks com sinceridade e gentileza, diga o que não agrada e escute o que os outros têm a dizer, mas procure focar o problema, as atitudes e não a pessoa envolvida.  quase sempre o problema não é pessoal, então não deixe que venha  a ser, procure resolver logo as questões.
No caso de problemas com alguém em especial, chame essa pessoa para uma conversa separadamente mas de preferência com informalidade, criando um clima leve, não a exponha e use técnicas de feedback.  Se você não acredita que pode fazer isso, peça ajuda, mas sempre se coloque disponível para uma escuta ativa e para se autoavaliar, às vezes o problema pode estar em você mesmo.
Comunique-se, busque melhorar seu ambiente de trabalho e seja feliz!!