Dia a dia profissional














Às vezes, ou quase sempre, ficamos tão envolvidos nos problemas que não percebemos que pequenas mudanças no nosso modo de agir podem trazer muita satisfação no fim do dia.
Vocês, de certo, já experimentaram aquela sensação de deitar e antes de dormir pensar no dia que passou, ficando felizes porque sentem que foi produtivo ou valeu a pena ter sido gentil, feito um boa ação ou dado aquele abraço em alguém que precisava muito.
Se vocês ainda não experimentaram esses sentimentos, comecem logo, pois são momentos como esses que fazem a valer a pena cada dia de nossas vidas.
No trabalho, podemos agir da seguinte forma:
No lugar de manter uma postura defensiva perante o novo chefe ou aquele colega que te olha meio esquisito, seja gentil, não aceite provocações, deixe o que não interessa entrar por um ouvido e sair pelo outro, importe-se apenas com coisas práticas e em manter um clima saudável e de preferência, alegre. Afinal, passamos mais de 1 terço do dia no trabalho, com nossos colegas. Se o colega não se manca, fale claramente que aquela postura não te agrada, incomoda, seja verdadeiro mas não seja grosseiro.
Não leve os estresses do trabalho para casa nem vice-versa. Nenhuma das pessoas com quem você convive vai resolver os problemas surgidos no outro ambiente. Você pode até conversar sobre o que houve, ouvir a opinião de quem você confia, mas nunca descarregue suas angústias ou raiva(não cultive a raiva, ok?).
Por último, independentemente de você estar satisfeito com o emprego, faça sempre o melhor possível. Mostre a sua competência em todas as oportunidades e, se for o caso, procure outro emprego que atenda as suas necessidades mas não dê motivos para te julgarem incompetente. Você estará criando uma imagem que deve ser a melhor possível. Mesmo saindo do emprego, você deve deixar a imagem do profissional competente, com o qual todos gostavam de trabalhar. Um desses colegas ou superiores poderá vir a abrir novas oportunidades. Lembre: ser competente e agradável não é o mesmo que ser puxa saco!!
É difícil esquecer as pessoas que fazem a diferença!
Abraços,
Ana Paula C. Pereira